PRESIDENTE
RELATOR
MEMBRO
Mais informações
CAPÍTULO II - DAS COMISSÕES
SEÇÃO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 30 AS COMISSÕES PERMANENTES TÊM POR OBJETIVO ESTUDAR OS ASSUNTOS SUBMETIDOS AO SEU EXAME, MANIFESTAR-SE SOBRE ELES E PREPARAR POR INICIATIVA PRÓPRIA OU POR INDICAÇÃO DO PLENÁRIO, PROJETOS DE RESOLUÇÃO OU DE DECRETO- LEGISLATIVO ATINENTES A SUA ESPECIALIDADE.
SEÇÃO II - DAS COMISSÕES PERMANENTES
SUBSEÇÃO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 31 AS COMISSÕES PERMANENTES, PREVISTAS NO ART. 24 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, SERÃO EM NÚMERO DE 05 (CINCO), A SABER:
1 - CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA, LEGISLAÇÃO, ASSUNTOS MUNICIPAIS E REDAÇÃO FINAL;
II - COMUNICAÇÃO, ENERGIA, SEGURANÇA E DEFESA DO CONSUMIDOR;
III - FINANÇAS, ORÇAMENTO, OBRAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO, PATRIMÔNIO MUNICIPAL, ECONOMIA E TRANSPORTE;
IV - EDUCAÇÃO, CULTURA, SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO, INDÚSTRIA, COMERCIO, TURISMO E MEIO AMBIENTE;
V - COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
§1° AS COMISSÕES SERÃO COMPOSTAS POR03(TRÊS) MEMBROS.
§2° NA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA APÓS A POSSE DOS VEREADORES SERÃO NOMEADAS AS COMISSÕES
PERMANENTES.
§3° DENTRO DAS POSSIBILIDADES DEVERÃO SER DESIGNADOS OS MEMBROS DAS COMISSÕES, PROPORCIONALMENTE COM A REPRESENTAÇÃO PARTIDÁRIA.
ART. 35 É DA COMPETÊNCIA ESPECÍFICA:
IV - DA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA:
A) EXERCER O ACOMPANHAMENTO E A FISCALIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA;
B) RECEBER, EXAMINAR E EMITIR PARECER SOBRE OS DOCUMENTOS DE QUE TRATA O ART. 145 DA L.O.M., ACERCA DO CONTEÚDO DESTES, NOTICIANDO, MENSALMENTE, AO PLENÁRIO;
C) RECEBER E EMITIR PARECER SOBRE OS PROJETOS DE LEI REFERIDOS NO ART. 153 DA L.O.M., BEM COMO RECEBER E EMITIR PARECER SOBRE AS EMENDAS A ELE RELATIVAS;
D) EXAMINAR E EMITIR PARECER SOBRE PLANOS E PROGRAMAS DO PODER EXECUTIVO, BEM COMO SOBRE AS CONTAS APRESENTADAS PELO PREFEITO E PELA MESA DA CÂMARA.
E) REALIZAR AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DURANTE A TRAMITAÇÃO DOS PROJETOS DO PLANO PLURIANUAL, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E ORÇAMENTO ANUAL.
F) ACOMPANHAR E FISCALIZAR O CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO EM VIGOR QUE TRATA DA TRANSPARÊNCIA E ACESSO ÀS INFORMAÇÕES E DADOS PÚBLICOS E FOMENTAR O USO DESSAS INFORMAÇÕES E DADOS PELA SOCIEDADE.
§1° OS PROJETOS DE LEIS DE INICIATIVA DO LEGISLATIVO QUE DISPONHAM DE DENOMINAÇÃO DE PRÓPRIOS, VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS, SERÃO PROTOCOLADOS NA SECRETARIA DA CÂMARA E ENCAMINHADOS À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA, QUE IMEDIATAMENTE DESPACHARÁ À COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS, QUE DEVERÁ NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS, ANALISAR E EMITIR PARECER O QUAL ABRANGERÁ O CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS LEGAIS E A CONVENIÊNCIA DA INICIATIVA.
§2° SENDO DESFAVORÁVEL O PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS, O PROJETO SERÁ ARQUIVADO PELA PRESIDÊNCIA.
ART. 36 É VEDADO ÀS COMISSÕES PERMANENTES, AO APRECIAREM PROPOSIÇÃO OU QUALQUER MATÉRIA SUBMETIDA AO SEU EXAME, OPINAR SOBRE ASPECTOS QUE NÃO SEJAM DE SUA ATRIBUIÇÃO ESPECÍFICA.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?