Novembro Azul é um movimento mundial que reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.
Essa campanha visa também quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por esse motivo, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.
Sobre o Câncer de Próstata
O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina).
Fatores de risco para o câncer de próstata:
- A idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 tem mais 55 anos.
- Histórico de câncer de próstata na família.
- Obesidade e Sobrepeso. Estudos mostram maior risco de câncer em homens com peso elevado.
Existem dois meios de investigar o câncer de próstata. O primeiro é o exame de toque retal, avalia tamanho, forma e textura da próstata, o segundo é o PSA, um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.
Ser homem é também se cuidar, porque algumas lutas podem ser vencidas antes mesmo de serem iniciadas.
O Portal do(a) Câmara Municipal de Campestre do Maranhão utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.